segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Festa Anos 60

Olá Amigos

Uma época que deixa saudades e por isso ainda é muito comemorada. Representou, no inicio, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50. Nesta época teve início uma grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo e dos movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. O Papa João XXIII abre o Concilio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica. Surgem movimentos de comportamento como os hippie, com seus protestos contrários à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã e o racionalismo. Esse movimento foi também chamado de contracultura. Ocorre também a Revolução Cubana na América Latina, levando Fidel Castro ao poder. Tem início também a descolonização da Africa e do Caribe, com gradual independência das antigas colonias.
No entanto esta década começou já com grandes prosperidade dos países ricos. Por exemplo com a explosão do consumo, 90% dos americanos tinham televisão em 1960 e uma em cada 3 famílias tinha automóvel em 1959.
Nos Estados Unidos explode o Rock'n Roll e seu subgênero, o rockabilly que repercutiu mundialmente com os cantores Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard entre outros. No Brasil surge a bossa nova um misto de samba e jazz.
Em 1967 os Beatles lançaram aquele que é considerado o melhor album da história: Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band. O albúm se tornou um dos discos mais vendidos na história e tido como o mais influente.

Abraços à todos
Everson Simizu









Um comentário: