quarta-feira, 7 de abril de 2010

O que dar de presente para crianças de 1 a 10 anos

Olá Amigos

Hoje temos um reportagem sobre presentes de aniversário para os pequenos. Achei essa matéria na internet e quero compartilhá-la com vocês:

"Existem presentes que desenvolvem a atividade motora, outros, a visão. Além de verificar a faixa etária, geralmente indicada na embalagem, busque quais sentidos desenvolvem na criança", explica a pedagoga Maria Ângela Carneiro, coordenadora do Núcleo de Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Quem for às compras também precisa estar atento à segurança e qualidade, que podem ser verificadas se o produto tem o selo do Inmetro na embalagem. Se na caixa houver um selo que mostra o rosto de um bebê com uma faixa vermelha, significa que não é indicado para crianças menores de três anos. Esse produto não pode conter peças de tamanho inferior ao de uma bola de pingue-pongue, para evitar o risco de ser engolido, explica Maria Ângela.
Evite brinquedos com líquidos, que possam ser ingeritos caso o material que o protege seja quebrado ou perfurado, bem como produtos com PVC ou que tenham superfícies pintadas. Esses materiais podem descolar e liberar substâncias tóxicas. Abaixo estão algumas dicas para ajudar você a decidir qual presente comprar:

1 e 2 anos
Precisam explorar o espaço, portanto gostam de caixas com objetos que podem tirar e guardar. Nessa idade, a criança precisa repetir ações. Brinquedos com cenários e diversos personagens também são indicados.

3 e 4 anos
Gostam de criar histórias e de bonecos com acessórios

5 e 6 anos
Nessa idade buscam atividades com desafios, que podem ser tanto um jogo de montar como um conjunto para praticar esportes

7 e 8 anos
Eles precisam se movimentar intensamente e desenvolver o equilíbrio. Portanto, o brinquedo deve auxiliar sua coordenação motora. Pode ser um carrinho com controle remoto, um conjunto de tinta para pintar objetos ou videogames.

9 e 10 anos
Opte por jogos coletivos de cartas, estratégia, tabuleiros.


Abraços
Everson Simizu



Um comentário:

  1. Poxa! Ever... coloca umas informações para oa presentes na faixa dos "trintão"...

    ResponderExcluir